terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Livro sobre liberdade e futuro da internet do criador do Wikileaks terá edição brasileira


Portal EBC - Leyberson Pedrosa

O movimento Cypherpunk começou na década de 1980 e conta com pensadores, programadores e ativistas dedicados à preservação da privacidade e liberdade de expressão dos indivíduos nas redes
(Capa do Livro / Divulgação)
A edição brasileira do livro Cypherpunk - liberdade e o futuro da internet será lançada no Brasil no dia 1º de fevereiro. O livro foi escrito por Julian Assange, editor chefe do Wikileaks, site responsável por publicar informações, documentos e outros conteúdos confidenciais de governos do mundo sobre assuntos sensíveis.

De acordo com a editora da versão em português, o livro aborda a vigilância em massa e a censura na internet, tendo como principal mote o movimento cypherpunk. O terrmo é  uma derivação de cipher (escrita cifrada) e punk e consta no Dicionário de Língua Inglesa Oxford desde 2006.

As ações do Cypherpunk contam com pensadores, programadores e ativistas dedicados à preservação da privacidade e liberdade de expressão dos indivíduos nas redes.  O grupo estimula o uso da criptografia e de outros métodos similares como o uso de apelidos em vez de nomes reais nas atividades de comunicação e mobilização social tanto na internet como fora dela.

#InternetFreedomDay (Dia da Liberdade na Internet)
O livro será lançado a duas semanas do aniversário de um ano de um apagão virtual (18 de janeiro de 2012) de mais de 115 mil sites em protesto ao projeto de lei SOPA para bloquear sites que desrespeitassem a lei de propriedade intelectual dos Estados Unidos. Depois damobilização de organizações sociais e cooporações como Google e Yahoo, o projeto saiu da pauta de votação do congresso norte-americano.

A obra chega ao Brasil em um momento que a liberdade na internet voltou a ser assunto mundial após o suícidio do ativista e criador do sistema RSS, Aaron Swartz, encontrado morto no dia 11 de janeiro de 2013. O programador estava sendo acusado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) de ter copiado ilegalmente documentos da instituição. A publicação conta ainda com o prefácio do filósofo Slavoj Žižek. No texto de apresentação, o pensador alerta que várias instituições políticas e jurídicas no mundo "estão envolvidas em atividades sistemáticas de censurar e restringir os potenciais democráticos da nova mídia digital".

Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2013/01/livro-sobre-liberdade-e-futuro-da-internet-do-criador-do-wikileaks-tera-edicao

0 comentários: