sábado, 23 de fevereiro de 2013

Seminário internacional traz Slavoj Žižek, David Harvey e Michael Heinrich


Evento sobre o filósofo alemão Karl Marx contará com a participação de especialistas do Brasil e do exterior
Por Redação
Diante das consequências da crise econômica global e da nova configuração política no Brasil e no mundo, o que Marx tem a nos ensinar hoje? Para debater a atualidade e a pertinência da sua produção teórica, a Boitempo Editorial e o Sesc realizam durante os meses de março e maio o seminário internacional “MARX: a criação destruidora”, que reunirá especialistas da tradição marxista, com destaque para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, o geógrafo britânico David Harvey e o cientista político alemão Michael Heinrich, integrante do projeto MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels.
A série de eventos será promovida em parceria com a Fundação Lauro Campos, a Fundação Maurício Grabois, a Fundação Rosa Luxemburgo, a Câmara Municipal de Porto Alegre, a produtora de eventos Carpe Diem, a ArtFliporto e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e se estenderá às cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador, onde estão previstas as conferências internacionais de Slavoj Žižek e David Harvey.
Em São Paulo, onde o evento se concentra, a programação, dividida em três etapas, marca o lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O capital, de David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, de Slavoj Žižek; Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro; Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd (falecido em 2010); além do número 20 da revista Margem Esquerda.

Confira a programação completa em todas as cidades e mais informações sobre inscrições no site do projeto: http://marxcriacaodestruidora.com.br.

Fonte: http://revistaforum.com.br/blog/2013/02/seminario-internacional-traz-slavoj-zizek-david-harvey-e-michael-heinrich/

0 comentários: