sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sindireceita participa da Conferência Internacional com Slavoj Žižek


O Sindireceita, em parceria com a Boitempo Editorial, a Fundação Lauro Campos, o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre as Américas da Universidade da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB), promovem, em Brasília/DF, no dia 12 de março, a conferência com um dos maiores intelectuais da atualidade, o filósofo esloveno Slavoj Žižek. A presidenta do Sindireceita, Sílvia Alencar participará das discussões. Além do filósofo esloveno Slavoj Žižek as Conferências que serão realizadas em São Paulo/SP, Porto Alegre/PR, Salvador/BA também contarão com a participação do geógrafo inglês David Harvey.  
Slavoj Žižek nasceu na cidade de Liubliana, Eslovênia, em 1949. É filosofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade. Professor da European Graduate School e do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, Žižek preside a Society for Theorical Psychoanalysis, de Liubliana, e é diretor internacional do Instituto de Humanidades da Universidade Birkbeck, de Londres. Em sua atividade mais recente tem tido destacado papel como entusiasta e divulgador das lutas por alternativas à crise sistêmica do capitalismo. Nas revoluções nos países árabes, nas mobilizações europeias e no movimento Occupy Wall Street, Žižek teve importante presença. Entre seus livros publicados no Brasil, além do importante “Às portas da revolução”, onde resgata a atualidade de Lênin, estão os mais recentes “Em defesa das causas perdidas”, “Vivendo no fim dos tempos” e “O ano em que sonhamos perigosamente”, este último sobre as explosões sociais de 2011.
David Harvey é, sem dúvida, o maior geógrafo da atualidade e um dos maiores analistas marxistas sobre a crise capitalista. Nascido na Inglaterra e radicado nos Estados Unidos, Harvey é um estudioso da geografia urbana e do capital. Sua obra é uma grande referência na atualização da leitura marxista do desenvolvimento do capitalismo em escala global e de suas crises. Entre suas obras, além de seu curso sobre O Capital, que está bastante difundido pelas redes sociais em formato de animação. Destacam-se os livros “The limits of Capital” (sem edição brasileira), “A condição pós-moderna”, “Espaços da Esperança”, “O novo imperialismo” e o “Enigma do Capital”. Mais recentemente publicou nos Estados Unidos o livro, ainda sem edição no Brasil, “Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution”, sobre as lutas urbanas contra a crise capitalista. 
Organizadores
O CEPPAC é uma unidade acadêmica da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) e abriga o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas oferecendo os títulos de Mestre e Doutor em Ciências Sociais. É membro do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) e associado da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O CEPPAC surgiu a partir de um convênio entre a UnB e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em 1985, quando havia poucos doutoramentos no Brasil. Em 22 de outubro de 1987 foram aprovadas pelo CONSUNI duas novas áreas de concentração para os Cursos de Doutorado em Sociologia e em Antropologia, sendo nomeadas “Sociologia da América Latina e do Caribe” e “Antropologia da América Latina e do Caribe”. Foi o primeiro programa de Doutorado da FLACSO no Brasil, com foco em estudos comparados sobre a América Latina e o Caribe. Encerrado esse convênio em 1994, o CEPPAC uniu-se aos Departamentos de Antropologia e Sociologia para criação do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Em 2003 foi criado o Mestrado em Ciências Sociais que somado ao
Doutorado consolidou o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/CEPPAC) com orientação multidisciplinar, comparativa e de abrangência continental.
O Sindireceita, fundado em abril de 1992, é a entidade sindical representativa dos Analistas- Tributários da Receita Federal. Apresenta, nesses 20 anos, vasta contribuição acerca de temas estratégicos para o país, em especial sobre a situação das Aduanas, através do projeto “Fronteiras Abertas – um retrato do abandono da aduana brasileira”, que revelou a fragilidade no controle das fronteiras do país. 
A Fundação Lauro Campos, em funcionamento desde 2005, desenvolve atividades nas esferas da teoria e da cultura, ensejando um pensamento crítico comprometido com os valores do socialismo e da liberdade, e promovendo o debate de propostas programáticas para a transformação social do país. 
A Boitempo Editoral, criada em 1995, optou por um caminho distinto das demais editoras. Consolidou um catálogo consistente, produzindo livros de qualidade, com opções editoriais claras. Em menos de duas décadas foi premiada com o Jabuti em várias categorias, o Clio de História e o Melhor Ensaio da Academia Paulista de Letras, entre outros. Em 2007, a Latinoamericana – enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe – recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Não-Ficção. O carro-chefe da editora tem sido a linha de ensaios, voltada para nossa história passada e contemporânea. Os temas tratados vão desde economia até política e história, incluindo tropicalismo, indústria fonográfica brasileira, televisão, ditadura militar, migrações para o estrangeiro, neoliberalismo, trabalho, capitalismo, comunismo, marxismo, questões de gênero, filosofia, educação, ética e meio ambiente. Reúne autores de prestígio internacional, como: Boaventura de Sousa Santos, Edward Said, Ellen Wood, Emir Sader, Francisco de Oliveira, François Chesnais, Giorgio Agamben, Immanuel Wallerstein, István Mészáros, Maria Rita Kehl, Michael Löwy, Mike Davis, Perry Anderson e Slavoj Žižek. \

Fonte: http://sindireceita.org.br/blog/2013/02/21/sindireceita-participa-da-conferencia-internacional-com-slavoj-zizek/

0 comentários: